Ilhéus forma 91 agentes pelo programa Mais Saúde com Agente
Cerimônia no Centro de Convenções marca a conclusão de dois anos de qualificação técnica voltada ao fortalecimento da Atenção Primária no município
Publicado em 09/01/2026 14:53 - Atualizado em 09/01/2026 15:34
Ilhéus celebrou nesta sexta-feira (09), a formatura de 91 agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) pelo programa Mais Saúde com Agente, em solenidade realizada no Centro de Convenções de Ilhéus. O curso, com duração de dois anos, é uma iniciativa do Ministério da Saúde e representa um avanço significativo na qualificação dos profissionais que atuam diretamente nas comunidades.
Para a agente comunitária de saúde Rita Lopes, a conclusão do curso simboliza uma grande conquista coletiva.
“Me sinto realizada. Eu e meus colegas adquirimos algo muito especial nas nossas vidas: cuidar da nossa comunidade. Como diz o ditado, cuidar do outro é cuidar de mim. Nós somos cuidadores de uma população inteira”, afirmou emocionada.
O agente de combate às endemias Roberto Almeida destacou o sentimento de valorização profissional após anos de atuação.
“Estamos muito felizes. É uma conquista da categoria. Me formei como técnico em vigilância em saúde, um sonho realizado depois de 27 anos no combate à dengue. Hoje vemos a valorização dos agentes comunitários e de endemias no nosso município”, ressaltou.
A professora e preceptora da turma, Ellen Fernanda Vieira, destacou a importância da formação para o fortalecimento do trabalho em equipe na Atenção Primária.
“É uma emoção muito grande contribuir com o município na formação de profissionais mais qualificados, com um olhar diferenciado sobre o processo de trabalho e a saúde da comunidade. ACS e ACE precisam atuar juntos, porque a Atenção Primária exige trabalho em equipe. O resultado é mais qualidade de vida, educação em saúde e um atendimento mais humano”, explicou.
Segundo ela, ao longo do curso já foi possível perceber mudanças no posicionamento e na forma de atuação dos agentes junto à população.
A secretária municipal de Saúde, Sonilda Mello, participou da cerimônia ao lado do prefeito Valderico Junior e destacou a importância do curso para o SUS e para a saúde pública municipal.
“Esse curso qualifica tecnicamente os nossos agentes, que são a porta de entrada do sistema de saúde. Eles estão dentro das comunidades e agora estão ainda mais preparados para identificar precocemente doenças e orientar a população. É um grande avanço para o SUS em Ilhéus”, afirmou.
Sonilda ressaltou ainda que esta é a segunda turma formada no município e que quatro agentes foram convidados a representar Ilhéus em Salvador, onde receberão uma placa de reconhecimento pela expressiva quantidade de profissionais formados.
O prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, destacou que a formação vai além de uma cerimônia simbólica.
“É uma grande festa, mas, acima de tudo, é um momento de especialização técnica. Ilhéus ganha muito com isso. Precisamos apoiar iniciativas que incentivem as pessoas a se qualificarem cada vez mais. Esses profissionais estão na ponta, em contato direto com a população, e são fundamentais para o nosso município”, afirmou.
O gestor parabenizou os formandos e reforçou o compromisso da gestão com a valorização dos servidores da saúde.
A formatura marca um passo importante na construção de uma saúde pública mais qualificada, humanizada e próxima da população de Ilhéus.
por ASCOM SESAU