Nas Ondas da Leitura promove transformação educacional através do incentivo à produção literária
A iniciativa já publicou 11 livros e envolveu 20 mil alunos em todas as etapas do ensino desde 2019
Publicado em 20/11/2024 06:30
Nesta terça-feira, 19, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou a festa de encerramento do projeto Nas Ondas da Leitura, com a publicação e lançamento de cinco livros, reunindo produções literárias dos alunos da Rede Municipal de Ensino.
O evento, que aconteceu no Centro de Convenções de Ilhéus, reunindo mais de mil pessoas, entre alunos, professores, familiares e autoridades, apresentou obras que representam a diversidade cultural e as experiências dos alunos das 125 unidades da Rede. Entre os títulos lançados, estavam “Identidade: Reconhecer e Reconhecer para Ser – Os Povos Indígenas”, que abordam a valorização das culturas indígenas; “Pequenos Autores, Lindas Histórias”, com narrativas da Educação Infantil; “Contando e Recontando Histórias”, produzido por alunos dos Anos Iniciais; “Um Breve Olhar Sobre Ilhéus”, feitos pelos estudantes dos Anos Finais e “Experiência de Vida”, trazendo biografias e autobiografias criadas pelos alunos da EJA 1 e EJA 2. O evento destacou a importância do protagonismo dos estudantes e o impacto do projeto na formação educacional e cultural.
Nas Ondas da Leitura, foi lançado em 2019 e, até o momento, foram lançados 11 livros, envolvendo sempre os mais de 20 mil alunos da Rede Municipal de Ensino, promovendo a transformação social e pessoal por meio da literatura. O projeto, que tem como parceria o IMEPH (Instituto Meta de Educação, Pesquisa e Formação de Recursos Humanos), responsável pela edição das obras, se destaca pela integração entre escola, família e comunidade. Além da produção de livros, cada aluno recebe do Instituto um kit com cinco livros paradidáticos, fortalecendo os laços entre alunos, familiares e suas culturas. Os livros recebidos são, em sua maioria, de autores nordestinos. Na produção dos livros, os alunos foram protagonistas em todas as etapas de criação, desde a escrita até a ilustração das obras, muitas delas inspiradas nas vivências e histórias locais, fortalecendo a identidade cultural da região.
Ao prestigiar o evento, o prefeito Mário Alexandre ressaltou a abrangência e o impacto do projeto. “Esse trabalho é um reflexo do compromisso da Prefeitura em oferecer uma educação de qualidade e em transformar a leitura em uma aliada poderosa na formação dos cidadãos. Ver nossos alunos publicando livros é motivo de orgulho e inspiração para todos nós”, disse.
Já a secretária de Educação, a professora Eliane Oliveira, destacou a importância da iniciativa: “Com o Nas Ondas da Leitura, conseguimos colocar os alunos como produtores de conhecimento, envolvendo não apenas a comunidade escolar, mas também as famílias e a nossa sociedade em geral. Essa representatividade reflete a riqueza cultural de Ilhéus e mostra que, com incentivo, os sonhos de nossos estudantes podem se tornar realidade”.
A leitura e a produção literária desempenham um papel fundamental no desenvolvimento educacional, cultural e social dos estudantes, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e o fortalecimento de identidades. Com iniciativas como o Nas Ondas da Leitura, a Prefeitura de Ilhéus reafirma seu compromisso com uma educação de qualidade, valorizando o protagonismo dos alunos e incentivando a construção de conhecimento. Esse trabalho conjunto entre escola, família e comunidade consolida a rede municipal de ensino como um espaço de transformação, onde o acesso à literatura é uma ponte para novas possibilidades e sonhos realizados.
por Sucom